segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Massa

Comente!
Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa. Não têm nenhuma necessidade de estar juntos, mas participam da mesma atividade anonimamente, tendo um comportamento coletivo.

O termo "massa" compreende muitas características do novo público de televisão e rádio, assim como a internet, que são apresentados em conjunto ou separadamente nos outros três conceitos de comunidades. A massa é tão grande, geralmente mais elevado do que a maioria dos grupos, multidões ou público. 


Ela é geralmente dispersa e os seus membros não são conhecidos para o outro. Falta de autoconsciência e autoidentidade, e é incapaz de agir de forma organizada para atingir seus objetivos. É caracterizada por uma composição variável dentro de alteração das fronteiras. Não agir por si só, a torna ágil. É heterogêneo, grande, de todos os estratos sociais e grupos demográficos, mas homogêneo em seu comportamento para escolher um determinado objeto de interesse e de acordo com a percepção de aqueles que desejam manipular. O público dos meios de comunicação não é a única formação social que tem essas características, a palavra também se aplica a consumidores em mercados de massa ou grandes grupos de eleitores (massa eleitoral). Em qualquer caso, é importante que essas entidades muitas vezes correspondam com o público e os meios de comunicação são usados para dirigir ou controlar o "comportamento do consumidor" e "o comportamento político de grandes massas de eleitores".
Veja a postagem completa...

Público

Comente!

Público é um grupo de pessoas que não precisa necessariamente ter  um contato físico. Interagem entre si, tendo a flexibilidade de opinar, criticar e até mesmo elogiar. Quando juntos, é intencionalmente. São organizados e buscam a resolução de um determinado fato com ideias divididas. Os indivíduos podem pertencer a vários públicos.


Se diferencia bem de multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (elogiar, vaiar etc).

O conceito de público difere, enormemente, daquele que, comumente se encontra. Não se trata de um simples agrupamento de pessoas voltadas para um acontecimento, tomando parte dele ou não. Não se trata também de um grupo assistindo a um espetáculo ou a um show. Também não se pode falar em público quando se cuida dos fãs de um célebre artista de televisão. O público também não pode ser confundido com povo ou nação. A presença de uma controvérsia, a oportunidade de discussão e o aparecimento de uma decisão ou opinião coletiva marcam as características do agrupamento elementar chamado de público. Em outras palavras, público são pessoas ou grupos organizados de pessoas, à base de considerações racionais, sem dependência de contiguidade física, encarando uma controvérsia, com idéias divididas quanto a oportunidade para discuti-la, acompanhado e participando do debate por intermédio dos veículos de comunicação ou da interação pessoal. O público é um agrupamento elementar e espontâneo, porque é produto da controvérsia, não podendo, assim, ter a forma nem a organização da sociedade. Os integrantes do público não tem um papel definido a desempenhar e pouca ou nenhuma consciência de sua identidade. Ele é um grupo amorfo, cuja extensão e o número variam com a controvérsia. 

Características do Público: É um agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados, com ou sem proximidade física, com abundância de informações, analisando uma controvérsia, com atitudes e opiniões múltiplas quanto à solução ou medida a ser tomada frente a ela, o indivíduo não perde a faculdade crítica e autocrítica e age racionalmente. Entretanto, para que possa haver discussões no público e assim formar este agrupamento elementar, é imprescindível que haja o denominado "universo de debates". Se os componentes do público em formação não possui uma linguagem comum, não tem habilidade em concordar no significado dos termos fundamentais e adotam posições dogmáticas e fanáticas, então não será possível o debate, e consequentemente não existirá o denominado público que só poderá se formar mediante a controvérsia e a concordância dos membros envolvidos no debate.
Veja a postagem completa...

Multidão

Comente!
Inicialmente há três tipos de multidões: a eventual/casual, expressiva/dançante ou convencional/ativa. Para a formação de uma multidão é necessário um acontecimento que atraia a atenção das pessoas, fazendo-as ficarem dominados pelo fato ocorrido.


Multidão eventual: representada por um grupo de expectadores de um artista de rua, em que o comportamento coletivo se apresenta com uma organização momentânea.










Multidão convencional: representada por um grupo de expectadores assistindo uma partida de futebol, em que o comportamento de seus membros se monstra de forma frouxa e com duração limitada.





Multidão expressiva: Quando as tensões emocionais se descarregam em atos inofensivos, quando o comportamento coletivo é representado por movimentos físicos e se opera mediante o ritmo, temos a multidão expressiva ou dançante, como por exemplo um desfile de escola de samba.

Veja a postagem completa...

domingo, 24 de novembro de 2013

Agregados Sociais

Comente!
Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa.
Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc.

O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol.

Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa. 

Veja a postagem completa...