Outro tipo de agregado social é a massa.
Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado
principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo
claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste
caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós
ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu
processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o
tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos
de comunicação de massa. Não têm nenhuma necessidade de estar juntos, mas
participam da mesma atividade anonimamente, tendo um comportamento
coletivo.
O termo "massa" compreende muitas características do
novo público de televisão e rádio, assim como a internet, que são apresentados em conjunto ou
separadamente nos outros três conceitos de comunidades. A massa é tão
grande, geralmente mais elevado do que a maioria dos grupos, multidões
ou público.
Ela é geralmente dispersa e os seus membros não são conhecidos para o outro. Falta de autoconsciência e autoidentidade, e é incapaz de agir de forma organizada para atingir seus objetivos. É caracterizada por uma composição variável dentro de alteração das fronteiras. Não agir por si só, a torna ágil. É heterogêneo, grande, de todos os estratos sociais e grupos demográficos, mas homogêneo em seu comportamento para escolher um determinado objeto de interesse e de acordo com a percepção de aqueles que desejam manipular. O público dos meios de comunicação não é a única formação social que tem essas características, a palavra também se aplica a consumidores em mercados de massa ou grandes grupos de eleitores (massa eleitoral). Em qualquer caso, é importante que essas entidades muitas vezes correspondam com o público e os meios de comunicação são usados para dirigir ou controlar o "comportamento do consumidor" e "o comportamento político de grandes massas de eleitores".
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