segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Massa

Comente!
Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa. Não têm nenhuma necessidade de estar juntos, mas participam da mesma atividade anonimamente, tendo um comportamento coletivo.

O termo "massa" compreende muitas características do novo público de televisão e rádio, assim como a internet, que são apresentados em conjunto ou separadamente nos outros três conceitos de comunidades. A massa é tão grande, geralmente mais elevado do que a maioria dos grupos, multidões ou público. 


Ela é geralmente dispersa e os seus membros não são conhecidos para o outro. Falta de autoconsciência e autoidentidade, e é incapaz de agir de forma organizada para atingir seus objetivos. É caracterizada por uma composição variável dentro de alteração das fronteiras. Não agir por si só, a torna ágil. É heterogêneo, grande, de todos os estratos sociais e grupos demográficos, mas homogêneo em seu comportamento para escolher um determinado objeto de interesse e de acordo com a percepção de aqueles que desejam manipular. O público dos meios de comunicação não é a única formação social que tem essas características, a palavra também se aplica a consumidores em mercados de massa ou grandes grupos de eleitores (massa eleitoral). Em qualquer caso, é importante que essas entidades muitas vezes correspondam com o público e os meios de comunicação são usados para dirigir ou controlar o "comportamento do consumidor" e "o comportamento político de grandes massas de eleitores".

0 comentários:

Postar um comentário